quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A Inquisição realmente acabou?


Olá, meus caros...
Há algum tempo atrás, recebi uma noticia que me chocou bastante...
Um grande amigo meu, morador do Rio de Janeiro, cometeu suicídio em sua casa. Motivo? Até agora ninguém tem 100% de certeza, mas a mãe dele me mandou uma copia de uma carta que ele escreveu pra ela, antes do ato.
"Me cansei disso tudo. Não aguento mais andar pela rua e ser taxado de maniaco, criminoso, bandido. Olham pra mim como se eu fosse o demônio em pessoa. Cada passo que dou, sinto que sou fuzilado pelas costas. Pessoas viram a cara, apontam pra mim como se eu fosse alguma criatura de outro mundo. Será que não posso ser eu mesmo, sem que ninguém venha me julgar?
Tudo que eu mais quero é acabar com tudo isso. Quero por um fim, enquanto ainda me resta um pouco de sanidade. Sempre vi o mundo com olhos diferentes. Sempre busquei um lugar onde me encaixasse, onde me sentisse a vontade. Mas acho que esse lugar não existe. Não pra mim. Não aqui.
 Não vou pedir que entenda por que eu tomei essa decisão. Também não vou dizer que não tinha outra escolha. Eu simplesmente não quero mais procurar. Cansei de buscar saídas, e sempre chegar no mesmo lugar. Só quero descansar, sumir, esquecer, e principalmente, ser esquecido."
 Esse trecho da carta que ela me mandou, me fez pensar em algo muito importante: Será que a "caça às bruxas" realmente acabou?

Quantas vezes, andamos na rua, e olhamos estranho quando vemos alguém diferente de nós? Quantas vezes, não nos lançaram esses mesmos olhares? Na escola, no trabalho, em qualquer lugar, onde haja alguém "fora dos padrões", essa pessoa será julgada, mesmo que silenciosamente.

Esse amigo era, como eu gostava de chama-lo, um Gótico de Alma. Uma pessoa extremamente inteligente, profunda e interessante. Para aqueles que o conheciam de verdade, não havia pessoa melhor. Mas mesmo assim, sofria com essa "Inquisição Moderna". O que chamamos atualmente de Bullying, nada mais é do que uma forma diferente de se referir à mesma perseguição que as ditas "Bruxas" sofriam na Idade Média. Apenas por serem diferentes do resto da sociedade.

As torturas físicas sofridas naquela época, foram substituídas por torturas psicológicas, que machucam de igual maneira. Apelidos, nomes ofensivos, comentários desnecessários, piadas de mal gosto, tudo isso contribui para que cada dia mais pessoas sofram um destino igual, senão pior, que o dele.

Pode parecer bobagem para alguns, afinal, quem liga para uma piadinha? Quem se importaria com um simples apelido? Todo mundo tem defeitos, então, por que não posso rir deles?

Realmente, todos temos defeitos, e esses defeitos fazem parte de quem somos, da nossa personalidade. Mas isso não da o direito de ninguém rir desses defeitos. Principalmente quando nem são defeitos. O jeito de uma pessoa falar, andar ou se vestir reflete seus gostos, um pouco de si mesma. Por que seria um defeito? Por que precisaria ser julgado?

Eu respondo: Não é um defeito você ser quem você quer. Não é um defeito você ter personalidade própria, andar contra a corrente, seguir aquilo que lhe da prazer, que lhe faz feliz. E você não deve ser julgado por isso.

Essa "Inquisição Moderna" tem que acabar, antes que mais pessoas percam a vida por motivos idiotas como esse. Antes que mais filhos, amigos, irmãos, caiam nessa mesma escuridão.

7 comentários :

  1. Vivemos em uma sociedade superficial, o valor das pessoas se "mede" por bens materiais, são as roupas de marca, o carro do ano, a sua roda de amigos, o seu cargo, sua mansão, que vai dizer se você 'e bom o suficiente pra viver entre os "normais" sem ser julgado, o que est'a fora disso, ser'a massacrado, apontado e humilhado, e não tem como isso mudar, nossa sociedade e ridícula a tal ponto que at'e a sua cor de pele pode ser um requisito para fazer parte da "rodinha" dos "normais" e "bem-sucedidos", eu sinceramente tenho pena dessas pessoas, o mundo delas se resume a isso.
    São insignificantes, o julgamento delas não quer dizer nada, os olhares maldosos e os apelidos só provam o quão limitados elas são, tudo isso n~ao passam de palavras... Infelizmente sinto que nada ir'a mudar, temos que ser fortes e seguir em frente de cabeça erguida.

    Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras sábias, minha cara Lady.
      Infelizmente, essa é a nossa realidade. Sofremos por querermos ser diferentes, pensar diferente, agir diferente, simplesmente porque não gostamos do jeito que as coisas são. Queremos expressar nossa opinião, nossa vontade, nossos desejos, mas sempre terá alguém, em algum lugar, pronto pra apontar defeitos em tudo o que fazemos. Infelizmente, algumas pessoas reagem de forma mais trágica a tais situações, e com isso, perdemos pessoas importantes pra nós. Só me pergunto até quando será assim.
      Agradeço muito a sua visita e as suas palavras, Milady, e faço votos pra que essa situação nunca venha se abater sobre você.

      Excluir
  2. É absurdamente incrível como o ser humano teme aquilo que não conhece ou não vê como igual, as pessoas julgam por natureza, fazendo com que aqueles que se "parecem" diferentes se sintam deslocados, fora do comum. É lamentável que coisas como isso aconteçam, expressar-se hoje em dia pode até ser perigoso, como viver numa sociedade injusta, que julga e exclui pessoas que julgam não estar em seus padrões? Difícil questão.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigado, Maih... Ainda tenho muito que mudar nele... esta apenas no começo... Espero que continue aparecendo por aqui. Garanto que vai gostar!

      Excluir
  4. Belo post, continue assim

    ResponderExcluir

†Reino da Noite† © Copyright 2011. Template criado por Jellypages